segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PEJA DIURNO - Literatura e Vivência


A Professora Maria do Carmo Souza Frazão realizou um lindo trabalho no CIEP (01.02.504) Av. dos Desfiles, em todas as turmas do PEJA II – Diurno, tendo participado, inclusive, alunos do Grêmio Estudantil.

O trabalho foi realizado a partir do livro 
Tequinho, o Menino do Samba 
de Neusa Rodrigues e Alex Oliveira.


A obra relata a vida de Tequinho, um menino que mora na comunidade, na qual o samba faz parte da vida dos moradores. Ele toca bateria, e tem grandes sonhos para a escola de samba do seu coração. A Avó do menino, faz questão de recontar as antigas histórias da comunidade e como o samba foi importante para ela.

As turmas do PEJA amaram a história, as conversas em torno do assunto, e ficaram maravilhados ao conhecer pessoalmente a autora do livro.

Leia abaixo, o emocionado relato da professora Maria do Carmo sobre o projeto:



“A história narra as peripécias de um garotinho sabido, esperto mesmo, chamado Tequinho. 
Menino de comunidade, família modelar,
fundadores de uma escola de samba,
gente que é beleza.

A leitura tocou, profundamente, as turminhas. Samba, raça, diversidade cultural, “colo de bisavó, vó, mãezinha”, menino freqüentando a escola, condição sine qua non para fazer parte da bateria mirim, atividades com seus horários e objetivos traçados, Tequinho chega a ser mestre de bateria e leva mais troféus para a galeria da escola.



Ilustração primorosa, encantou meus adolescentes, além da pesquisa sobre os instrumentos, todos da bateria. É um livro de sucesso para além das nossas fronteiras, ensina “sambando” com linguagem pautada na clave certa.

Faltava a leitura numa turminha, quarta-feira, manhã, dia 09 de novembro... eu encompridando a conversa, quando... a autora, Profª Neusa Rodrigues, minha convidada, chegou à porta. Imaginem o espanto e a curiosidade!!!





Rolou entrevista, olhares cheios de admiração, porque ali, na nossa sala de leitura, estava a escritora dos dois livros que estávamos lendo. Foi ótimo, ficção e realidade, conhecimento e curiosidade, dúvidas e perguntas, e a professora-autora em carne e osso, contado sua vida, igual a nossa, meus adolescentes ficaram muito atentos e respeitosos diante de uma mulher jovem, negra, que ensinou que VALOR todos temos, o segredo é estudar, explorar com garra suas potencialidades para o caminho do sucesso. 


E viva Tequinho!”

2 comentários:

  1. Parabéns à Direção do Ciep Av. dos Desfiles e, principalmente, à Professora Maria do Carmo... É tão bonito ver um profissional engajado e preocupado com o progresso de seus alunos...
    Amo muito isso tudo!!!!!
    Bjs
    José LUiz - 1ª CRE

    ResponderExcluir
  2. Belissimo trabalho!
    Parabens a todos!
    Sylvia Tristão
    CAP1
    SMSDC RJ

    ResponderExcluir