Vacinação Contra HPV;

A partir de março o Ministério da Saúde estará realizando a vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos... CONTINUE LENDO >

Carta Por Um Mundo sustentável

O Coordenador Alexandre, da Escola Municipal Portugal, escreveu um relato sobre a carta que os alunos entregaram à ministra do meio ambiente. Confira o que o professor Alex nos contou:

Clique aqui para acessar

Compartilhe, curta, divulgue...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Folia e Alegria no Sambódromo- Carnaval 2012






"CORAÇÕES UNIDOS DO CIEP, FORMADA POR ALUNOS DA PREFEITURA, AGITA MARQUÊS DE SAPUCAÍ"
Formada por 2.600 alunos de 45 unidades escolares, a agremiação contou na avenida a história da Matemática.


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep participou da abertura oficial dos desfiles das escolas de samba na noite de sexta-feira (dia17), na Marquês de Sapucaí. Com o enredo Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos, a escola mirim, formada por 2.600 alunos de 45 escolas da Prefeitura do Rio, foi a quinta agremiação a desfilar e agitou as arquibancadas do novo Sambódromo ao contar na avenida a história da Matemática desde o seu surgimento, no Egito antigo, até sua utilização no dia a dia, principalmente nas brincadeiras infantis.

A escola mirim integra o projeto Escola de Bamba, da Prefeitura do Rio, pelo qual as escolas municipais trabalham com os alunos os valores culturais do carnaval, através de ações de caráter pedagógico. Durante todo o ano letivo, sob a supervisão dos professores, os estudantes desenvolvem diversos trabalhos que são levados para a avenida. Toda a produção, desde a composição do samba até a criação das fantasias e alegorias foi feita pelos alunos.



Um dos destaques da agremiação foi a comissão de frente formada por 15 alunas da Escola Municipal Professor Augusto Motta, na Penha. O grupo mostrou o surgimento da Matemática, na Antiguidade, quando os primeiros cálculos eram feitos a partir da observação dos planetas.

... Segundo a professora Érica Monteiro Lobo, que leciona Artes para os alunos da Educação Infantil e é Vice-Presidente da G.R.E.S. Mirim Corações Unidos do Ciep, revelou que o enredo foi escolhido pelas ações da Secretaria Municipal de Educação em fortalecer o ensino da Matemática nas escolas da rede municipal e contou a satisfação de ver a animação dos alunos na Marquês de Sapucaí:

" O Corações Unidos do Ciep é uma escola unida. Cada unidade de ensino trabalha e ensaia com seus alunos na própria escola e o resultado desse trabalho em conjunto foi apresentado na avenida. Ver a alegria dessas crianças na avenida é a recompensa por todo trabalho que tivemos ao longo do ano - falou a vice-presidente Érica Monteiro Lobo."

 Autor: Isabella Amorim
18/02/2012 




Escolas da  1ª CRE que participaram do Desfile:

E.M. BENJAMIN CONSTANT
E.M. RACHEL DE QUEIROZ
E.M. TIA CIATA 
E.M. RIVADÁVIA CORRÊA (alguns ritimistas da bateria)

Mais imagens:








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DECRETO N.º 35098 Institui o benefício-alimentação para Secretaria Municipal de Educação


O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e

DECRETA:

Art. 1.º Fica instituído o benefício-alimentação, no valor de R$ 12,00 (doze reais) a todos os servidores lotados e em exercício efetivo na Secretaria Municipal de Educação – SME, bem como em suas Escolas e Creches Municipais e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), excepcionados os limites fixados no Decreto n.º 19.617/2001.

Art. 2.º Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2012; 447.º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Saúde é o que interessa!!!


Dra. Jane Enidio Dias: ATIVIDADE FISICA


A Dra. Jane Dias fala neste vídeo sobre a importância de fazer alguma atividade física. 
Varrer a casa e arrumar a cama ajudam a queimar calorias, mas é preciso mais!



 

PRATIQUE ESPORTES COM ALEGRIA! VOCÊ SENTIRA A DIFERENÇA





Agradecemos à Doutora Jane Enídio que permitiu o uso de sua palestra em vídeo no blog do NSEC-01. 


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lanche pode evitar doenças crônicas e obesidade

Com a retomada do ano letivo, mães e pais voltam a se preocupar com o que colocar na lancheira da criança. 
Para a Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, a seleção deve agradar as crianças, mas precisa ter valor nutritivo e não trazer calorias em excesso. Na prática, a lancheira ideal é aquela em que não entram refrigerantes e bebidas açucaradas, como sucos industrializados, ou ainda biscoitos e salgadinhos.“É melhor optar pelo suco da fruta natural ou uma porção de fruta. Para estimular o consumo, uma boa ideia cortar a fruta em pedaços, facilitando o manuseio da criança”, afirma a coordenadora do setor, Patrícia Jaime.

Quando a opção é utilizar alguns alimentos industrializados, mães e pais devem observar atentamente as informações trazidas nos rótulos, como a quantidade de açúcar, sódio e gorduras. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição lembra que uma boa alimentação previne a obesidade nas crianças. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009, do IBGE, mostraram que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos e um em cada cinco adolescentes está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país mostrou que o sobrepeso atingiu 16% dos alunos e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais. “Por isso, mães e pais devem ficar muito atentos para a qualidade do lanche das crianças e também para o que eles compram nas cantinas para consumir na hora do recreio”, avisa Patrícia Jaime.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PSE OFERECE EXAME OFTALMOLÓGICO A ALUNOS DA 1ª E DA 2ª CRE



O Programa de Saúde nas Escolas (PSE) disponibilizou, nos dias 1 e 2 deste mês, um consultório móvel na Escola Municipal Tia Ciata, na Praça XI, a fim de oferecer exame oftalmológico aos alunos da rede municipal. O projeto “Visão de Futuro”, lançado pela Secretaria de Educação em novembro de 2010, conta com a parceria da Bio Rio e tem como um dos objetivos a correção de possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.

Após a triagem de acuidade visual, realizada nas escolas da rede, os alunos que indicaram a necessidade de exame mais aprofundado com medico oftalmologista, foram encaminhados para atendimento na Unidade Móvel Oftalmológica. Desta forma, identificado a necessidade do uso de óculos, estes são disponibilizados a escolha dos alunos e distribuídos gratuitamente.

A equipe da Bio Rio, através de contato telefônico com a equipe do NSEC01/DAPS, explicou que a iniciativa do projeto na Escola Tia Ciata partiu da necessidade de continuação do trabalho para suprir a demanda de alunos, das escolas da 1ª e da 2ª CREs, que faltaram ou não foram atendidos nas fases anteriores de atendimento. Nesses dois dias foram atendidos 141 alunos e destes, 100 saíram com os óculos já escolhidos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país

Ação contra obesidade infantil atingirá 50 mil escolas
O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios (ver quantidade por estado no fim do texto) que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta do dia 23 ultimo.

Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.