quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OFICINA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA.


Oficina de Prevenção da Violência Contra Crianças Por: Cristiane Pinheiro, Assessora Técnica da CAP1.0 e membro do GAR



Em junho deste ano, aconteceu a primeira Oficina de Prevenção da Violência Contra Crianças, para as creches e EDIs de Santa Teresa e entorno. Um trabalho iniciado através de parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e o Instituto Marquês de Salamanca.
Os profissionais participantes da oficina ressaltaram a importância do trabalho em rede e demonstração de crédito na parceria entre a saúde e a educação no enfrentamento da violência contra crianças, tendo consciência da necessidade de construção de ações que ocasionem uma revisão de suas atitudes profissionais perante o tema.
Os mesmos demonstraram a percepção de uma corresponsabilidade
entre o esforço pessoal e profissional com a efetividade de políticas públicas, enfatizando também a gratidão pela construção de um novo espaço real e coletivo de troca de experiências entre as instituições do território.
(...) “conduta violenta está disseminada por toda a sociedade. Estamos mais perto dela do que gostaríamos e ela é mais
extensiva do que imaginamos. Em função dessas características intensivas e extensivas da violência, sua desarticulação somente poderá ser alcançada se sua busca for adotada como um dever social de todos, em uma rede de proteção integral.” (Faleiros & Faleiros, 2007) O GAR – Grupo Articulador Regional do Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências da CAP1.0, prepara-se para levar a Oficina, no formato de prevenção das diversas violências contra crianças e adolescentes, para os profissionais de outros bairros da AP1.0.


                                   

                                   

                                           

0 comentários:

Postar um comentário