domingo, 15 de janeiro de 2012

CIEP Avenida dos Desfiles Contra a Dengue!




O CIEP Avenida dos Desfiles realizou um projeto para alertar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância de tomar os cuidados necessários para acabar com a Dengue.
.

O trabalho foi realizado pela escola no final do ano passado, mas acreditamos que seja um bom momento para publicá-lo, afinal, as estatísticas comprovam que muitas pessoas, infelizmente, estão ficando doentes e até mesmo morrendo.



A Professora Angela compartilhou o conteúdo do projeto :



Ciep 01.02.502 AVENIDA DOS DESFILES

PLANEJAMENTO: MINI-OFICINA – DENGUE (REPÓRTERES MIRINS) – TODAS AS TURMAS

Vídeos: sobre a dengue; repórteres mirins.
Podcast: TUDO SOBRE A DENGUE

1.DENGUE: A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos. Você deve saber tudo sobre a epidemia e como fazer a prevenção contra a Dengue.

2.TRANSMISSÃO: A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular. A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).


3.Modo de transmissão:



A A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.Confira os sintomas da Dengue: O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.A prevenção é a única arma contra a doença: A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Atividades:

Gravar podcasts com alunos – repórteres mirins; Alunos pintarem os desenhos para fixarem os cuidados com a DENGUE;
Pica-dengue: fugindo do mosquito.



2 comentários:

  1. PARABÉNS a toda equipe do CIEP AV. DOS DESFILES pelo belo trabalho... é isso aí!!! Cada um fazendo a sua parte e, principalmente, a educação e conscientização, colaborando para salvar e diminuir os estragos da Dengue.
    José Luiz

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, professora Angela, pela colaboração e pelo belo trabalho....boas férias e contamos com sua participação em nosso blog durante este ano... muitas idéias e muito trabalho pela frente...
    José Luiz - 1ª CRE

    ResponderExcluir