O Coordenador Alexandre, da Escola Municipal Portugal, escreveu um relato sobre a carta que os alunos entregaram à ministra do meio ambiente. Confira o que o professor Alex nos contou:
Na próxima sexta-feira (04/11/11) haverá a 6ª Caminhada contra a Dengue. Vamos trabalhar durante essa semana com esse tema e propor ações para toda a escola.
Nossa ação nos dias 07 e 08/10/11 foi um sucesso! Vejam as fotos abaixo:
Não vamos desanimar! A DENGUE PODE MATAR! Lembre-se "SER SAUDÁVEL É COMBATER A DENGUE DIARIAMENTE!"
Os integrantes do NSEC 01 se reuniram hoje para discutir sobre acessibilidade e atualizações do seu blog, buscando novas ideias para melhorar ainda mais esse espaço que é seu. Registre suas ideias no espaço para comentários, logo abaixo da postagem.
O Professor André Nogueira, da Escola Municipal João de Camargo
faz uma homenagem aos professores com uma mensagem comovente e especial.
Confira:
Educar, ato de transformação
André Nogueira Mendes
O processo educativo sempre nos impõe desafios, por isso, ele não perde o encanto e nos conduz além dos limites...
Na vida do educador não há rotina; é um engano quem pensa que há... Estamos sempre conhecendo pessoas, buscando conhecimentos e, principalmente, trocando afetos.
O educador não deve se deixar contaminar pelo desencanto, pelo desrespeito, pelo desamor e pela inércia. Educar pressupõe uma relação dinâmica, viva, rica e afetuosa entre educadores e educandos.
Educar é ensinar e aprender, educar é possibilitar não só a transformação do conhecimento como também de consciência; aliás esse é o nosso maior desafio.
Educar é, acima de tudo, um ato de transformação, criação e invenção. Por isso, podemos afirmar que não há fórmulas definitivas e acabadas no ato de educar.
A transformação é o pressuposto fundamental de um processo educativo. Mesmo porque os seres humanos não são seres estáticos, mas seres ricos, complexos e inacabados – ainda bem que inacabados...
Vou citar um autor por quem sou apaixonado: Guimarães Rosa. Ele nos dizia o seguinte:
“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando...”
Como educadores, devemos possibilitar a mudança e compreender as diferenças. Respeitar sempre o outro, vendo-o sempre como um semelhante; um igual e escolher caminhos. Por isso, a educação deve ser vista também como um ato político e ético.
Nunca devemos deixar de perguntar:
- Educamos para quê? - Queremos realmente a transformação?
No ato de educar devemos unir conhecimento, afetividade e possibilidade de mudança. O educador precisa ter como parâmetro a dignidade, o respeito e um profundo amor pelo outro, porque temos uma grande responsabilidade: transformar o outro sem ferir a sua autonomia. (Esse eu acho que é o nosso maior desafio: não doutriná-los, mas transformá-los, respeitando a autonomia.)
Peço a vocês que não se deixem contagiar com a desesperança e o desestímulo, já que a nossa sociedade é muito cruel com o professor e com o médico, vocês todos sabem disso. Mas apesar de toda desvalorização e desprestígio que essa sociedade impôs à nossa profissão, os EDUCADORES SÃO IMPRESCINDÍVEIS.
Precisamos recuperar a capacidade de nos encantar pela nossa profissão porque nós somos a consciência ética desse país. Não se esqueçam disso...
Sinto-me honrado em poder participar dessa transformação...
Há dois anos, cento e cinquenta e três escolas da rede municipal recebem oficinas culturais e artísticas da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Cultura.
A culminância do programa aconteceu em 05 de outubro no Teatro Carlos Gomes. Houve oficinas e exposição de trabalhos produzidos e confeccionados pelos estudantes.
O Teatro ganhou um colorido especial com bonecos gigantes, fantoches de sucatas, uma linda mostra de livros de pano e diversas novidades!
Estão todos convidados para mais uma vez estarmos juntos na realização da 5ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue, nesta sexta-feira, dia 07/10/2011.
As mobilizações serão realizadas sempre na primeira sexta feira de cada mês. A idéia é que a população marque o evento na sua agenda mensal.
As ações nas Escolas integrarão as Caminhadas de Mobilização contra Dengue. Então, nesse dia, os Agentes de Vigilância em Saúde estarão desenvolvendo atividades dentro dos espaços escolares, inclusive buscando e destruindo focos. Contamos com o envolvimento de todas as Unidades na busca do fortalecimento dessa parceria, já que as Escolas também terão participação estratégica nessas AÇÕES EDUCATIVAS.
Mesmo não participando diretamente da Caminhada, todas as pessoas que participarem das ações dentro das Escolas contarão também como voluntários!
Seja mais um voluntário nesta luta! Participe dentro da sua escola e leve para casa a prática de tudo que aprendeu.